Entre os dias 26 e 29/08, a Secretaria Nacional de Pesca Artesanal do MPA está participando do seminário “Experiências no Brasil, Chile e Espanha sobre a gestão local da pesca artesanal”, que faz parte da iniciativa de cooperação triangular de “Fortalecimento da Governança da Pesca Artesanal”, realizada em parceria com a União Europeia.
Esse seminário, que também acontecerá no Brasil e na Espanha, promove a troca de experiências sobre a prática da pesca artesanal entre esses países e trata de temas como “Liderança feminina na gestão da pesca artesanal: estratégias implementadas no Chile para promover a igualdade de gênero nesse setor”.
Durante o evento, o coordenador-geral da Comissão Nacional de Fortalecimento das Reservas Extrativistas e Povos e Comunidades Tradicionais Extrativistas Costeiros e Marinhos (CONFREM), Flávio Diniz Gaspar, apresentou o Programa Povos da Pesca Artesanal do MPA e seus impactos nas comunidades pesqueiras artesanais do Brasil.
Para a coordenadora-geral de Gestão Participativa Costeiro-Marinha do Departamento de Territórios Pesqueiros e Ordenamento (MPA), Adayse Bossolani da Guarda, “esse seminário está promovendo trocas ricas e significativas entre Brasil, Chile e Espanha, focadas na governança da pesca artesanal. Tivemos a oportunidade de apresentar o modelo brasileiro e compartilhar nossas práticas e políticas públicas que visam promover a sustentabilidade e a inclusão das comunidades pesqueiras”.