A AHOMAR atua na proteção do meio ambiente marinho e na defesa dos direitos das comunidades pesqueiras ne seus projetos refletem um compromisso profundo com a sustentabilidade e a justiça socioambiental. Os projetos da AHOMAR inspiram e engajam pessoas de diferentes origens e setores da sociedade, mostrando que a proteção do meio ambiente e o bem-estar das comunidades estão intrinsecamente ligados. Vejamos os projetos:
É uma iniciativa da AHOMAR, em parceria como o IBDA (ibda.org.br) e a OngBr (ongbr.org.br) que busca monitorar e combater atividades ilegais e prejudiciais ao ecossistema marinho. Isso inclui a pesca predatória, a poluição dos oceanos e a degradação dos habitats costeiros. Os membros da AHOMAR atuam como guardiões dos mares, trabalhando em estreita colaboração com autoridades ambientais e outras organizações para garantir a preservação dos recursos marinhos para as gerações futuras.
É um espaço de articulação e cooperação entre pescadores(as) e comunidades tradicionais que compartilham preocupações comuns relacionadas ao meio ambiente e aos seus direitos. Por meio desse projeto, financiado pelo Funbio e apoiado pelo IBDA (ibda.org.br) e pelo SINDPESCA/RJ (sindpesca.org.br), a AHOMAR fortalece sua capacidade de mobilização e advocacy, promovendo a conscientização sobre questões socioambientais e pressionando por políticas públicas mais justas e sustentáveis.
Esse projeto da AHOMAR transcende as fronteiras locais, sendo reconhecida nacional e internacionalmente por seu trabalho incansável na defesa dos direitos humanos e da natureza.
Projeto em fase de implantação com a 350.org e apoio do IBDA (ibda.org.br) e a OngBr (ongbr.org.br). O projeto busca um monitoramento em tempo real da Baía de Guanabara.
Endereço:
Rua Olavo Mussel, n°55 – São Francisco
Magé/RJ
CEP 25.925-395